post

Thirty Seconds To Mars – This Is War (2009)

Olá queridos leitores do site AHD, aqui estou eu, Bruno Machado, para mais uma matéria inédita e infelizmente ainda em meio a essa pandemia que parece não ter fim. Espero que vocês estejam bem e se cuidando. Pra amenizar a tensão e aliviar o stress trago ao nosso site uma banda que surgiu no fim dos anos 90 e que cresceu assustadoramente nos anos 2000, hoje temos 30 Seconds To Mars e seu terceiro álbum de estúdio, This Is War.

A banda conta como principal destaque, ou melhor dizendo, integrante mais famoso o vocalista/guitarrista Jared Leto que em 1998 – ano aliás da formação da banda – ganhou destaque no filme Lenda Urbana (Urban Legend – dirigindo por Jamie Blanks). Inclusive, o filme está atualmente no catálogo da Netflix, então dá uma conferida lá e deixe sua opinião aqui no nosso site em relação ao talento de Jared como ator. Pelo menos na minha opinião ele manda muito bem como cantor e também como ator. Entretanto, vamos falar mais dos outros integrantes e como a banda cresceu tanto desde seu primeiro álbum de estúdio.

Junto a Jared Leto temos, Shannon Leto – baterista e irmão de Jared, e o guitarrista Tomo Milicevic que ingressou na banda em 2003. No primeiro álbum homônimo que inclusive foi produzido apenas pelos irmãos Leto, destacou-se a faixa Edge Of The Earth, que tem uma sonoridade bem parecida com os grupos que viam emergindo na época como, Linkin Park e P.O.D. Já no segundo disco, A Beatiful Lie, o grupo recebeu o apoio de uma boa gravadora e conseguiu emplacar vários sucessos e ganhar vários prêmios da MTV americana, europeia e também australiana, ou seja, praticamente num piscar de olhos o trio ganhou o mundo. E se você caro leitor procurar mais sobre o 30 Seconds To Mars, o destaque sempre vai ser muito mais para esse segundo álbum de estúdio da banda, já que também contou com a produção de Josh Abraham, que já produziu grandes nomes tanto do rock como do pop. Já nessa época os caras não brincavam na hora de divulgar suas faixas, e os videoclipes eram fenomenais, destaque para The Kill e From Yesterday.

Agora que já contei um pouquinho da história da origem da banda californiana, vamos ao álbum This Is War, originalmente lançado em 2009 e que já não tinha mais a banda como quarteto, mas sim como um trio. Já de cara cito a canção Kings And Queens, uma das primeiras que eu ouvi da banda. Achei a estrutura da música muito legal assim como o videoclipe, desde a passeata de bikes iradas até os integrantes tocando numa super paisagem. Se você tiver uma TV bem grande em casa e o som dela for de boa qualidade também, vale muito a pena curtir essa obra de arte do 30 Seconds To Mars.

Antes da faixa que eu acabei de citar acima temos, Night Of The Hunter, canção que parece até início de jogo – salve os gamers de plantão aqui no AHD o/ – que aparentemente é uma mulher falando em francês, e temos um contagiante riff de guitarra, sintetizadores e uma batera eletrizante já de cara. São quase seis minutos de sonoridade que dá gosto de ouvir com o volume no talo. Como não ganhou videoclipe, parece que é um lado b, apesar de ter muita cara de lado a.

Neste parágrafo destaco This Is War, a faixa que dá nome ao álbum e que também tem um videoclipe com megaprodução e com certeza é uma música muito forte. A crítica da banda é a maneira como o homem se enraizou na arte da guerra, líderes políticos e religiosos ganham destaque no clipe e a letra da música aponta o lado em que cada um se colocou na história. Ao fim dela temos já o início de 100 Suns, violão e voz, bem diferente da pegada de todo o disco inclusive.

Em 2017 o 30 Seconds To Mars voltou ao Brasil para participar do Rock In Rio, a banda já havia vindo ao país do futebol em 2011 e 2013. Essa volta inclusive foi solicitada através de petição de fãs da banda na internet. Pra quem não conhece muito o grupo, nas apresentações ao vivo chama-se muita atenção pelo visual dos integrantes – principalmente Jared Leto -, seja pela vestimenta sempre exótica ou mesmo pelas várias mudanças no cabelo, até mega moicano rosa já rolou.

Voltando a falar do álbum This Is War, o mesmo pode ser considerado um disco de pop rock, a mistura entre batida eletrônica, distorção de guitarra e linhas de baixo empolgantes faz com não dê pra definir o trabalho da banda como de um exato gênero. A questão é que dá sim pra sentir um gosto de boa música nas duas últimas décadas, mesmo muita gente achando que não. Bandas como The Killers, Kings Of Leon e Daughtry também são boas bandas que tem destaque no mesmo cenário que o 30 Seconds To Mars.

Pra não me alongar tanto destaco mais três faixas: Hurricane, Closer To The Edge e Vox Populi. A primeira tem mais cara de pop dramático, sintetizadores aparecerem novamente dando o tom. Já Closer To The Edge é aquela carga de eletricidade pra animar, tanto que o clipe – mais uma vez bem produzido – trás flashes de shows do grupo em que vemos a galera pulando e interagindo de forma fenomenal com Jared Leto. E por último, Vox Populi, contendo todos os elementos musicais citados acima, ela começa lenta e depois explode numa energia que com certeza se tornou a identidade da banda, ter poucos integrantes não significa que o som do grupo não seja “cheio”, na verdade, o 30 consegue fazer de cada canção de This Is War uma grande experiência, percebe-se o quanto o disco anterior – e as premiações é claro – fizeram bem pra banda e levaram a mesma a conceber mais um grande álbum.

Bom pessoal, espero que vocês tenham gostado da matéria de hoje e que procurem saber mais sobre o 30 Seconds To Mars. E se vocês ficaram curiosos sobre quais filmes Jared Leto fez, segue uma pequena lista: O Quarto do Pânico (2002), Réquiem Para Um Sonho (2000) e Esquadrão Suicida (2016). Aliás, Leto será protagonista no filme Morbius, vilão do universo da Marvel – mais precisamente do Homem Aranha – que deve chegar às telonas em março de 2021. Valew pessoal, e até a próxima 😉

Faixas do Disco

1 – Escape

2 – Night Of The Hunter

3 – Kings And Queens

4 – This Is War

5 – 100 Suns

6 – Hurricane

7 – Closer To The Edge

8 – Vox Populi

9 – Search And Destroy

10 – Alibi

11 – Stranger In A Strange Land

12 – L490

Ouça na íntegra o álbum This Is War

Confira o videoclipe da faixa Kings And Queens

2 thoughts on “Thirty Seconds To Mars – This Is War (2009)

  1. Adorei!
    Inclusive, conheci a banda pela MTV com Kings and Queens também. Jared além de músico é um baita ator! ❤️

  2. A internet hoje em dia ajuda muito com informações e leva
    as pessoas a lugares que nunca imaginou, porém tem
    alguns artigos na internet que é pura perda de tempo.
    Posso afirmar esse seu artigo ajudou muito e também é
    extremamente útil. Obrigado pela informação e
    compartilhei no meu facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *