post

Bryan Adams – Reckless (1984)

Salve galera, Bruno Machado na área pra mais uma matéria aqui no AHD, espero que vocês estejam bem e acima de tudo se cuidando. Depois de um longo tempo sem dar as caras, aqui estou pra resenhar e fazer aquela viagem gostosa com vocês, bora lá!?

Quem já está acostumado a ler as matérias de nosso site, sabe que eu sou apaixonado pelos anos 80 – apesar de ter nascido somente em 1991 – e acredito que essa década foi fundamental para o desenvolvimento da música mundial e pra difusão de novos movimentos. E um dos representantes dessa maravilhosa década é o canadense Bryan Adams, que começou a trilhar o caminho do sucesso com seu quarto álbum de estúdio, Reckless.

Pra sair um pouco do clichê, que é começar com a primeira faixa do disco, vamos mais precisamente para a oitava, uma parceira “animal ” de Bryan e Tina Tuner, temos assim It’s Only Love. Acredito que a intro dessa música é uma das mais marcantes da década de oitenta, aliás, é um prato cheio pra quem gosta de bons riffs de guitarra. Resumindo, excelente canção que casa vozes poderosas e um instrumental imponente.

Confesso que o primeiro contato que tive em relação ao trabalho do Bryan Adams foi quando eu ainda era criança e estava dando uma olhada nos cd’s que meu tio tinha, e me deparei com So Far So Good, de cara já curti demais a capa e curti os hits que faziam parte do disco, já que o mesmo era um compilado, o segundo lançado pelo cantor. E claro, a música que mais me chamou atenção foi, Summer Of 69.

Já que chegamos ao um dos maiores sucesso da carreira de Bryan Adams, devo se honesto com vocês e revelar que, o personagem citado na música, que no caso compra uma guitarra usada e cria uma banda não é Bryan Adams, mesmo porque o cantor nasceu em 1959, sendo assim, ele teria apenas 10 anos em 1969. Mesmo assim a música não deixa de abordar um tema bacana, tem um instrumental empolgante e sim é um dos maiores clássicos dos anos 80.

Agora vamos para um lado mais romântico desse álbum, temos a canção Heaven. Mais uma vez o intérprete se lembra de quando era jovem, assim como sua amada. Uma balada apaixonante e que com certeza você já pegou seus pais ouvindo no rádio naquela seleção romântica de fim de sábado, ai rolava de gravar na fita cassete e torcer pro locutor não falar no meio da música. Enfim, é uma canção que dá equilíbrio ao álbum, não o deixando só com as músicas mais agitadas.

Antes de continuar falando sobre o disco escolhido queria revelar a inspiração para falar desse artista. Como a maioria que acompanha nosso site sabe eu tenho um filhinho de 2 anos, e ele gosta bastante de assistir o filem Spirit – o Corcel Indomável (DreamWorks, 2002), e a trilha sonora dessa animação é toda do Bryan Adams, pelo menos na versão original. Na versão brasileira temos Paulo Ricardo cantando, e as músicas em português não ficaram ruins não, funcionam tão bem como na versão original, que é passar pra gente o sentimento do personagem principal em cada situação diferente que ele vive. E como meu filho vê esse filme quase todo dia – inclusive ele criou um gosto incrível por cavalos -, eu encontrei numa plataforma de streaming um álbum só do filme, e que vale muito a pena ouvir separado também. Porém, cheguei a conclusão de que seria mais legal trazer ao nosso site como o cantor firmou sua carreira , como ele triunfou na sua carreira pra depois alçar outros voos. Um bom exemplo deste tipo de carreira é o Phill Collins, que depois de tantos anos assinou contrato com a Walt Disney Pictures e fez uma série de canções para as animações produzidas pelo estúdio. Aliás, todas obtiveram um imenso sucesso.

Agora sim vou abordar as três primeiras faixas do álbum, diga-se de passagem, é uma avalanche de baladas que te fazem até pensar que seja uma coletânea e não um álbum de estúdio, One Night Love Affair com certeza é de tirar o fôlego. Assim como She’s Only Happy When She’s Dancin, ambas contando com as guitarras dando a ginga perfeita, backing vocals bem contagiantes e Bryan Adams trazendo toda sua rouquidão a tona. Já Run To You tem duas coisas muito legais: o riff de guitarra que já da as caras desde o início da música e a linha baixo no refrão. Outra balada muito gostosa de ouvir, e que com gostinho de anos 80, é claro.

Por último, e não menos importante temos, Somebody. Tome mais guitarra com distorção, backing vocals dando força ao refrão que leva o nome da música, batera marcante e mais um hit pra conta do canadense. Vale citar que, o álbum Rockless em 29 de outubro de 1984, e chegou ao topo da parada de álbuns do Reino Unido em abril de 1985 emplacando seis singles, além de ter Somebody e Heaven no Hot 100 Hits da Billboard também em 1985. Com isso, Bryan Adams recebeu o convite pra participar do Live Aid, na Philadelphia e se apresentou para cerca de 100 mil pessoas.

Bom meus queridos, eu vou ficando por aqui, espero que vocês tenham gostado da resenha de hoje. Se cuidem e até a próxima 😉

Faixas do Disco

1 – One Night Love Affair

2 – She’s Only Happy When She’s Dancin

3 – Run To You

4 – Heaven

5 – Somebody

6 – Summer Of ’69

7 – Kids Wanna Rock

8 – It’s Only Love

9 – Long Gone

10 – Aint’ Gonna Cry

Confira o videoclipe do hit Summer Of ’69

Bryan Adams e Tina Turner interpretando Its’ Only Love Ao Vivo