post

Van Halen – 1984

Van Halen – 1984

E ai pessoal, assim como meu amigo de blog Flávio Oliveira eu também tenho minhas influências dentro da música internacional, e hoje eu vou falar um pouco sobre o disco1984, da banda Van Halen. Este foi o sexto disco de estúdio da banda norte-americana que foi fundada pelos irmãos Eddie e Alex Van Halen em 1974.

Eddie fazia aula de bateria e Alex de guitarra, isso mesmo, eles não iniciaram a carreira na música tocando os instrumentos que vos consagraria no futuro. Para nossa sorte eles trocaram, Alex foi para a bateria e Eddie se dedicou ao teclado e também a guitarra, tendo aulas com o virtuoso guitarrista Joe Satriani.

Em 1978 o Van Halen lança seu primeiro disco de estúdio, as faixas que se destacam sãoEruption Ain’t Talkin’ ‘Bout Love, a primeira fez com que Eddie Van Halen ganhasse destaque na mídia como guitarrista em ascensão. Em 1982 faz uma parceria com uma grande celebridade pop da época, Michael Jackson, gravando o solo da música Beat It,fato mais interessante ainda, o guitarrista não cobrou nada pelo trabalho, ele alega que a grana distorce o processo artístico.

Eddie Van Halen cresceu como guitarrista com proporções mundiais, ele não gostava do modelo Les Paul, afirmava não gostar do corpo da guitarra, e também de seu peso, Eddie gostava mesmo era de guitarras que tinham alavanca de trêmulo, que destacavam mais a sua habilidade tocando o instrumento. Um certo dia ele pegou uma de suas guitarras e resolveu customizar, assim nasceu a chamada Frankenstrat , que foi apelidada carinhosamente de My Baby por Eddie.

1984 tem como marca registrada o abuso de efeitos de teclado gravado por Eddie, para a década de 1980, foi uma novidade muito marcante, uma identidade muito forte criada peloVan Halen para este disco, tanto que eu duvido que você leitor do blog A História do Disco nunca ouviu a mais que famosa música chamada Jump. A faixa 1984 que é a primeira do disco também tem um ar psicodélico muito forte que já mostrava que o disco tinha tudo para colocar o Van Halen como uma das maiores bandas da década.

Hot for Teacher também é uma música marcante no disco, a performance  do baterista Alex Van Halen traz um algo a mais na canção que tem um clip um tanto quanto polêmico, com integrantes da banda fumando,  com gravação feita em sala de aula, quatro crianças interpretando os integrantes, fumando, fazendo pose com  instrumento e imitando o jeito marrento de cada integrante da banda no clip.

Michael Anthony, no baixo,  e David Lee Roth no vocal completam o time de peso da banda no disco 1984, disco que foi o último com o vocalista antes da entrada de Sammy Hagar.

Panama também foi uma faixa de muito destaque no disco e depois de mais de 20 anos, se tornou música tema do jogo Gran Turismo, isso fez com que novas gerações conhecessem uma das maiores bandas de rock de todos os tempos.

A capa do disco também chama muito a atenção, ela tem estampada uma criança com um cigarro entre seus dedos, e dois maços a sua frente, a capa não foi censurada, na época a cultura em relação a cigarro estava em alta, e não houve problema em relação a isso, se fosse nos dias de hoje a capa estaria envolvida em muitas polêmicas.

As diferenças entre a era David Lee Roth e Sammy Hagar são muito perceptíveis dentro do trabalho musical do Van Halen, enquanto o primeiro tinha altas performances em clips e shows, o segundo optava por canções amor, por ser um cara mais tímido em relação ao público, mas com uma potência de voz inigualável. É válido citar também que o Van Halen teve um terceiro vocalista, nada mais nada menos que Gary Cherone, este que era vocalista da banda Extreme, Gary gravou apenas o álbum Van Halen III, disco de 1998O álbum não caiu nas graças da mídia, não houve turnê de shows e a única música que se destacou foi Whithout You.

 

Hoje em dia Sammy Hagar está na banda Chikenfoot junto com Michael Anthony (ex-baixista doVan Halen), Joe Satriani e Chad Smith (baterista do Red Hot Chilli Peppers), e David Lee Roth voltou ao Van Halen.  Quem assumiu o baixo no Van Halen foi o filho de Eddie, Wolfgang Van Halen, do qual ele tem enorme orgulho.

Sem dúvida o disco 1984 foi um marco na carreira do Van Halen, deu a banda grande projeção e fez com que a mesma ganhasse força para gravar outros bons discos. Se você aprecia um bom disco de rock, ouça 1984 que você não vai se arrepender.

Faixas do Disco

1 – 1984

2 – Jump

3 – Panama

4 – Top Jimmy

5 – Drop Dead Legs

6 – Hot for Teacher

7 –  I’ll Wait

8 – Girl Gone Bad

9 – House of Pain

Veja o clip da música Hot for Teacher!

Ouça o álbum 1984 completo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *