post

Toto – IV (1982)

Toto – IV (1982)

Olá pessoal, aqui estou eu, Bruno Machado para mais uma viagem no tempo, para mais um mergulho no mundo da música, mais precisamente no ano de 1982 – aaah como eu amo os anos 80. Hoje vou falar de uma grande banda e de seu maior álbum: Toto IV.

Confesso que passei a escutar mais a banda nos últimos meses, me bateu a vontade de conhecer mais sobre ela, saber quantos discos gravaram, qual a influência da banda pra década de 80 e se tiveram um álbum inigualável, foi aí que ouvi Toto IV. O grupo formado por David Paich (teclados e vocal), Steve Lukather (guitarra e vocal), Bobby Kimbal (vocal), Steve Porcaro (teclado), David Hungato (baixo) e Jeff Porcaro (bateria) fizeram a diferença no rock progressivo, introduziram um ar pop com teclados, sintetizadores e instrumentos de sopro, e fizeram com que seu quarto álbum de estúdio se tornasse uma obra prima.

Até chegar a este disco eu tinha ouvido apenas a faixa Africa do Toto – junto com os meus pais é claro – , e já achava que a canção tinha um contexto legal, videoclipe muito bacana, percussão marcante, além de vários integrantes do grupo soltando a voz. Posteriormente descobri que a faixa era do disco que estou falando hoje, pesquisei sobre ele e descobri faixas inacreditáveis, vocalizes excepcionais e os prêmios que a banda ganhou por este belo trabalho.

Todos que acompanham o blog AHD sabem que eu tenho uma grande paixão pelos anos 80, esse quarto álbum de estúdio do Toto foi lançado em 1982, saca só com quem lançou um álbum fodástico no mesmo ano: Michael Jackson. Sim meus queridos, Thriller (uma das primeiras matérias aqui postadas) foi lançado em 82, e digo mais, há uma semelhança muito estranha entre o videoclipe de Beat It e Rosanna, o que aproxima mais o disco do Toto com o do Rei do Pop.  E já que citei a primeira faixa do disco de hoje, vou falar mais sobre ela.

De cara Rosanna se tornou o hit mais famoso do álbum, a música foi escrita por Steve Porcaro em homenagem a sua namorada, a atriz Rosanna Arquete. Grandiosa, esse é o principal adjetivo que tenho pra essa faixa, uma mistura de leveza com solidez, de pop com rock, a verdadeira fórmula do sucesso. É fácil se encantar com a música pois ela traz guitarra com distorção, instrumentos de sopro, teclado, sintetizador, baixo e vozes em perfeita sintonia, é uma faixa longa mais que você não enjoa de ouvir, pra mim se caracteriza como uma obra prima do Toto.  Pra finalizar minhas considerações a canção faço questão de citar que a banda Weezer regravou Rosanna, e na minha visão a versão ficou legal.

Continuando a falar das faixas temos Make Believe, aquela balada romântica gostosíssima de ouvir, om saxofone já estalando no começo da música, guitarra extremamente marcante – Steve Lukather é fenomenal – , assim como as vozes que se apresentam. Posteriormente temos a faixa I Won’t Hold You Back, que eu juro que quando ouvi pela primeira vez achei que era uma canção do Air Supply – duo australiano formado por Graham Russel e Russel Hitchcock – pois ela começa com um piano bem dramático e posteriormente Lukather começa a cantar suavemente, é de arrepiar o cuidado com o que o Toto gravou as faixas desse álbum, essa em especial. O refrão é forte, com backing vocals certeiros e o instrumental dando aquele show.

Finalizando a primeira metade do álbum temos, Good For You e It’s A Felling, a primeira se caracteriza como mais uma balada gostosa, intensa e com a cara do Toto. A segunda começa com a percussão e o teclado dando as cartas, faixa marcante por ser mais dark , mais pra baixo, ou seja, não é tão contagiante como as primeiras faixas do álbum, mas também tem uma qualidade excepcional.

Agora vamos para segunda metade do disco meus caros, e já temos de cara Afraid Of Love – o comecinho da música lembra um pedaço da faixa Panamá do Van Halen -, agitando novamente e fazendo você crer de vez que o Toto não estava pra brincadeira, e que realmente queria entrar pra história com o seu quarto álbum de estúdio. Aliás, esse álbum pode ser facilmente entendido como um complicado, um disco de Hits da banda, mas não é. Quem já “sofreu” com isso foi o Pearl Jam com o Ten – primeiro álbum da banda de 1991 – que enganou muita gente também, mas era somente a primeira obra prima de Eddie Vedder e sua turma.

Antes de falar mais sobre as faixas do disco, gostaria de citar aqui os prêmios que a banda ganhou com esse excelentíssimo álbum no Grammy Awards: Álbum do Ano, Gravação do Ano – Rosanna, Produtor Do Ano – os próprios integrantes produziram o álbum – e Melhor Engenharia de Som de Álbum Não Clássico. É meus queridos leitores, os integrantes do Toto entraram no estúdio afim mesmo, e conseguiram conceber um dos maiores álbuns da década de 80, pelo menos na minha humilde opinião.

Voltando as faixas, We Made It é um lado B interessantíssimo também, e no refrão da música dá até pra pensar que é a banda Kiss. Pra fechar minha resenha gostaria de falar da faixa Africa, uma das faixas mais emblemáticas do disco, uma das músicas mais conhecidas da banda até hoje, videoclipe muito bacana, percussão marcante e claro, o conjunto das vozes dos integrantes dando vida ao refrão – a faixa também foi regravada pelo Weezer a pedido de seus fãs, também vale a pena conferir.

Bom pessoal, eu vou ficando por aqui, espero que vocês tenham gostado da matéria e que tenham aproveitado a viagem. Obrigado mais uma vez e até a próxima =D

Faixas do Disco

1 –  Rosanna

2 – Make Believe

3 – I Won’t Hold You Back

4 – Good For You

5 –  It’s A Feeling

6 – Afraid Of Love

7 – Lovers In The Night

8 – We Made It

9 – Waiting For Your Love

10 – Africa

Assista o videoclipe da faixa Rosanna

Ouça o álbum Toto – IV completo!

Ouça a versão de Rosanna com o Weezer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *