post

Phil Collins – Serious Hits Live! (1990)

Phil Collins – Serious Hits Live! (1990)

Saaalve salve galera, hoje eu, Bruno Machado, vou falar de um cantor muito conceituado, um artista que sempre foi muito dedicado e que é multi-instrumentista, estou falando de nada mais nada menos que Phil Collins.

O britânico Phil Collins trilhou uma carreira fantástica, primeiramente foi baterista da banda Genesis e após a saída de Peter Gabriel, assumiu o vocal da banda. Phil sempre foi fascinado pela cultura musical negra, principalmente pela Motown Records, partindo dessa influência ele conseguiu levar o Gênesis de encontro ao pop, movimento que cresceu muito na época em que ele assumiu o vocal da banda. Em relação a qualidade da banda com Peter ou Collins eu prefiro não definir um ou outro como melhor, acredito que cada um tem sua qualidade e musicalidade, e que ambos contribuíram muito para que o Gênesis fosse uma banda bem sucedida.

No início da década de 80, Collins entrou em uma fase depressiva e muito difícil em seu casamento, com isso o compositor fez várias canções com referência a esta fase já em seu primeiro álbum solo. Basicamente o cantor britânico atravessou a década de 80 fabricando grandes álbuns e vários hits, ganhando assim muito prestígio e se tornando um dos grandes intérpretes de sua geração.

Agora vamos ao que interessa, falar sobre o primeiro registro ao vivo da carreira solo de Phil Collins, que na minha humilde opinião é um dos maiores álbuns ao vivo de todos os tempos. Parece exagero, admito, mas caro leitor quando você ouvir esse disco inteiro, sentir a vibração de um álbum bem produzido, com alta qualidade e instrumentos muito bem tocados, você entenderá toda essa euforia de minha parte. Meu primeiro contato com este álbum foi quando meu pai trouxe pra casa uma fita cassete referente ao mesmo, e me chamava muita a atenção a capa que era um carrossel, e o nome “Serious Hits Live!” com fontes garrafais, um fundo que parece até cartaz de “procura-se” do velho oeste e a cor preta contrastando com o vermelho.

Um ponto interessante é que na época citada acima eu nunca havia escutado uma música do Phil Collins, alias, nem sabia quem ele era, eu era muito novo (praticamente uma criança indefesa hahaha) e nessa época não ouvi a fita. Entretanto, anos depois eu me tornei músico, explorador musical e colecionador também. Então num belo dia exploração musical por uma loja eu encontrei este cd do Phil Collins e fiquei maravilhado, na ocasião eu já conhecia pelo menos umas seis músicas dele e não pensei nem duas vezes em comprar o disco. É importante citar que na ocasião eu quis comprar o disco para dar de presente para os meus pais, já que só estou hoje envolvido com a música por causa deles. Por fim, eu acabei pegando o disco pra mim, e criei uma paixão enorme pelo mesmo, e percebi que é um clássico, um álbum que nunca pode ser esquecido.

Que tal falarmos sobre as músicas do disco!? A faixa “Something Happened On The Way to Haven”, uma música pop/chiclete, com um refrão muito forte que anima qualquer pessoa, fora a marcação sensacional dos instrumentos de sopro no decorrer da música, começo extremamente empolgante como todo disco ao vivo  pede pra ser. A segunda faixa é mais romântica, “Against All Odds (Take Look at Me Now)” um grande clássico logo de cara, para mostrar que o registro realmente seria histórico.

Se você meu caro leitor quiser algo mais agitado pode ir para as faixas “Who Said I Would” ou “Don’t Lose My Number” que são balanços contagiantes e com grande participação dos backing vocals e dos instrumentos de sopro (dois trompetes, sax e trombone). É importante citar que esse álbum ao vivo foi produzido pelo próprio Phil Collins, acredito que o disco ficou realmente com a cara do vocalista.

Phil Collins tratou com muito carinho seus clássicos, inclusive “In The Air Tonight” (um de seus primeiros sucessos na carreira solo) ganhou uma versão estendida nesse ao vivo que é de arrepiar, música que conta com batera, guitarra e teclado bem marcantes (o próprio Phil Collins toca bateria nesta faixa). Voltando ao agito temos a faixa “Sussudio” sucesso do terceiro disco de estúdio do cantor – No Jacket Required – de 1985, alias, deste disco também temos a balada romântica “Two Hearts” e as outras duas canções que citei no parágrafo anterior.

Um fato interessante é que álbum foi gravado na Alemanha após a queda do Muro de Berlim, o que torna o disco mais especial ainda. No Brasil o disco é conhecido como “Carrossel” por conta do cenário exposto antes da entrada dos músicos no palco, é a foto do mesmo que está na capa do disco. É importante também citar que em 2003 foi lançado um DVD duplo referente a este show, com muito material bacana sobre toda a produção desse grande disco.

O cantor britânico chegou a gravar outro disco no mesmo estilo em 1997, desta vez em Paris, outra super produção, contando com grande número de músicos e palco redondo e giratório, jogo de luzes e a energia contagiante de sempre. Outro fato bacana de sua carreira é que ele compôs e interpretou a trilha sonora de dois grandes sucessos da Disney Pictures: Tarzan (1999) e Irmão Urso (2003). No Brasil as versões das músicas do filme Tarzan foram gravadas por Ed Motta, as versões das músicas do filme Irmão Urso ficaram por conta do cantor Paulo Ricardo (eterno vocalista do RPM).

Phill Collins chegou a ficar um tempo fora dos palcos e aparentemente está ensaiando um retorno, certo mesmo é que o cantor lançará uma autobiografia em outubro deste ano e pelo que li de algumas matérias na internet o conteúdo desse livro é espetacular.

Bom pessoal, espero que tenham gostado da matéria sobre o primeiro disco ao vivo do Phil Collins e também espero que vocês continuem acompanhando e compartilhando a ideia de nosso blog. Grande abraço e até a próxima 🙂

Faixas do Disco

1 – Something Happened On The Way To Heaven

2 – Against All Odds (Take Look Me Now)

3 – Who Said I Would

4 – One More Night

5 – Don’t Lose My Number

6 – Do You Remember?

7 – Another Day In Paradise

8 – Separates Lives

9 – In The Air Tonight

10 – You Can’t Hurry Love Perfeito

11 – Two Hearts

12 –  Sussudio

13 – A Groovy Kind Of Love

14 – Easy Lover

15 – Take Me Home

Ouça o disco Serious Hits Live completo.

Assista a performance de Phil Collins na faixa In The Air Tonight.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *